Qual destes três tipos de Mindset você tem?

tipos de Mindset

Este é um trecho do primeiro pilar do nosso livro digital O Caminho Épico do Empreendedor”, a mudança da mentalidade ou Mindset. Nas próximas publicações vamos aprofundar nos outros 4 pilares, os quais são: Metas Pessoais, Empreendedorismo, Qualidade de Vida e a importância de Deixar um Legado.

Você já parou para pensar como você faz as escolhas, aquelas mais simples do seu dia a dia? Já se perguntou por que frequenta os lugares que frequenta? Por que gosta de certas coisas? Por que formula certos pensamentos em situações difíceis? Já refletiu sobre como processa tudo isso?

A gente pensa que tem controle sobre nossas decisões, e imagina que tudo é feito da maneira mais racional possível. Mas se é assim mesmo, então por que muitas vezes quebramos a cara, entramos pelo cano ou qualquer outra frase popular para expressar o seguinte, por que fracassamos?

Temos que entender que muitas escolhas são tomadas no piloto automático, baseado em crenças que estão bem posicionadas em nossa mente. É duro mudar a forma de pensar, é duro sim, não vou mentir! Venho de uma família bem pessimista, e muito me custou a mudança de mentalidade e parar esse círculo vicioso.

O pessimista se acomoda no pensamento de que está apenas se protegendo pensando dessa maneira. Ele não quer se iludir e nem se decepcionar. Na verdade, descobri que ele tem até medo de crescer e depois que percebi isso, só queria “sair dessa” porque isso não me trazia resultados.

como mudar o mindset

Traduzindo ao pé da letra, Mindset significa configuração da mente. Mas aqui vamos um pouco mais além e vamos analisar algumas questões.

A mudança de mentalidade muda a maneira que enxergamos o mundo e nos faz ir muito mais além. Vamos pensar em alguns passos que nos ajudarão na mudança de mentalidade?

  • Reconheça a situação em que você se encontra.
  • Avalie opções disponíveis de mudança.
  • Selecione uma ação para cada opção disponível.
  • Avalie e monitore sua escolha de acordo com os resultados obtidos.

Se possível, responda essas peguntas e faça esse exercício. Ele vai te ajudar a ter um mapa da sua situação atual e quais ações você deve tomar para mudar o que está vivendo.

Primeiro, vamos fazer um trato. Não vale dizer que nada resolveria sua situação ou que não sabe o que fazer, que não tem jeito. Que esse lado pessimista e desanimador fique bem longe de você. Você precisa internalizar que tudo vai dar certo, que você vai encontrar uma solução, que vai entrar em ação e que você vai mudar a realidade na qual está vivendo. Tá bom assim?

“Muda o superficial
Muda também o profundo
Muda o modo de pensar
Muda tudo neste mundo
Muda o clima com os anos
Muda o pastor e seu rebanho
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho.”
~ Música de Mercedes Sosa

Vamos agora mais além e detalhar um pouco mais sobre significado e a importância do Mindset?

A psicóloga da Universidade de Stanford, Carol Dweck (2006), popularizou a ideia de mentalidade examinando diferentes crenças sobre de onde vêm nossas habilidades. Se tivermos uma Mentalidade Fixa de que nossa capacidade é inata, uma falha pode nos prejudicar, porque nos faz duvidar de quão bons somos. Em contraste, se tivermos uma Mentalidade de Crescimento, esperamos poder melhorar nossa capacidade e uma falha nos mostra em que precisamos trabalhar.

As pessoas com uma Mentalidade Fixa estão dispostas a provar a si mesmas e ficam muito defensivas quando alguém sugere que cometeram um erro e elas se medem por seus fracassos. As pessoas com uma Mentalidade de Crescimento geralmente demonstram perseverança e resiliência quando cometem erros, elas ficam mais motivadas para trabalhar mais.

Você pode imaginar o quanto essa Mentalidade Fixa versus Crescimento pode afetar nossas vidas?

Enquanto a mentalidade de todos é única, há alguns modelos comuns que são úteis para se conhecer. Isso inclui os Mindsets Fixos, Crescimento e Benefício também, que são arquétipos de crenças comuns que as pessoas têm sobre a natureza da aprendizagem e de liderança.

A Mentalidade Fixa é simbolizada pelo especialista do dia a dia

Quem aí conhece aquele que tem uma Mentalidade Fixa predominante? É aquele que sabe tudo, demonstra ter um conhecimento que não tem e se você apertar muito ele te leva para um outro lado que ele sabe mais, tudo para não parecer burro. Se não fosse trágico, seria engraçado! Conhecemos muita gente assim!

“Em uma Mentalidade Fixa, as pessoas acreditam que suas habilidades básicas, sua inteligência, seus talentos, são traços fixos. Eles têm uma certa quantidade e é isso, e então o objetivo deles é parecerem inteligentes o tempo todo e nunca parecerem burros.” ~ Carol Dweck

A Mentalidade de Crescimento é simbolizada pelo aprendiz do dia a dia

Aqui já estamos em outro estágio de vida, ter a humildade que estamos como um aprendiz nesse mundo, e quanto mais aprendemos, aprendemos que pouco sabemos. A vontade de crescimento é tão grande que nos faz entender que podemos aprender tudo o que a gente quiser, basta querer!

“Em uma Mentalidade de Crescimento, as pessoas entendem que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos através de esforço e persistência. Eles não necessariamente acham que todos são iguais ou qualquer um pode ser Einstein, mas acreditam que todos podem ficar mais inteligentes se trabalharem nisso.” ~ Carol Dweck

A Mentalidade de Benefício é simbolizada pelo líder todos os dias

Em uma Benefit Mindset (Mentalidade de Benefício), as pessoas constroem uma Mentalidade de Crescimento usando seu desenvolvimento para fazer uma diferença significativa. Eles aproximam as pessoas promovendo o bem-estar tanto a nível individual como coletivo.

Aqui estamos num nível mais avançado ainda, reconhecemos que precisamos aprender, aprendemos e com o conhecimento adquirido fazemos diferença na vida de outras pessoas. Palmas para quem chegar por aqui! Aqui está um lindo nível para se viver!

Gostaria de aprender mais sobre como mudar seu Mindset e empreender com propósito? Confira o nosso livro digital “O Caminho Épico do Empreendedor”. Ele já está ajudando muitos empreendedores brasileiros a dar o primeiro passo para empreender com propósito, começando com a mudança da mentalidade!

Leave a Comment

WhatsApp Fale conosco!