O medo do fracasso: Como enfrentá-lo com sucesso?

como vencer o medo do fracasso

O medo pode ser um produto de duas fontes diferentes – realidade ou imaginação. O medo real é sentido tanto por você quanto por outras pessoas ao seu redor, e o medo imaginário é sentido só por você. O medo imaginário é gerado por sua própria história, suas crenças e perspectivas do mundo, razão pela qual alguns dos seus medos serão completamente incompreensíveis para os outros.

O medo é uma sensação natural dos seres humanos, porém, ele deve ser controlado e dominado, e se isso não acontece ele irá exercer na pessoa uma enorme sensação de incapacidade e paralisação.  E quem fica parado é poste, não é mesmo?

O medo do fracasso é muito comum na cultura na qual vivemos, afinal fomos criados para brilhar, para sermos os melhores alunos e melhores profissionais e isso tudo seria o sinônimo do sucesso, e no final das contas percebemos que nem sempre funciona assim.

Muita gente te incentiva a abraçar o sucesso com todas as forças porque, segundo eles, só assim você será feliz.  Já pensou se alguém te aconselhasse a abraçar o fracasso?  Se alguém te falasse para experimentar ser um fracassado pelo menos uma vez na vida? Acho que talvez você pensaria logo de cara, essa pessoa é louca!

E por que isso? Porque nossa mente foi programada para caçar o sucesso, seja por qual caminho for, temos que encontrá-lo e assim todo mundo se sentirá orgulhoso de nós, buscamos aceitação através do sucesso, aceitação dos outros e também a própria aceitação.

E se a pessoa que te aconselhar a abraçar o fracasso for Sara Blakeley, a mais jovem bilionária empreendedora, criadora da própria fortuna com a Spanx?  Aí já muda um pouco mais, não é mesmo?  Sara diz que, “Falhar não é o resultado, falhar é não tentar.” 

Muitos bilionários dizem que a estrada para conquistar os bilhões é cheia de curvas, obstáculos e muitos erros. A subida não é como um foguete, veloz e sempre pra cima. O sucesso vem com uma jornada cheia de erros.

Bilionários entendem que falhar não é um sinal de incompetência, mas sim uma oportunidade enorme de crescimento e aprendizagem.

O fracasso será uma porta para o sucesso se a gente aprender as lições.  Esse é um dos motivos para reprogramarmos nossas mentes, vencer o medo e se jogar literalmente nos nossos objetivos, tentando, fracassando e tendo êxito, porque o sucesso não é fácil, mas ele é totalmente possível, mesmo que você tenha fracassado mais de mil vezes.

Selecionei algumas frases que te ajudarão a entender e a enfrentar as falhas da melhor forma possível:

  1. Falhas são aceitas, falhas são celebradas.

  2. Está tudo bem se você tentar alguma coisa e não funcionar.

  3. As maiorias das tentativas falham e tudo bem!

  4. Falhas não são somente toleradas, falhas são respeitadas.

  5. Fracasso não é o seu objetivo, fracasso é uma oportunidade.

  6. Falhar rápido é aprender rápido.

  7. O Não é o caminho do Sim.

Agora você deve estar se perguntando, se falhar é tão essencial então por que somos tão contrários a essa ideia?  Porque faz parte da nossa cultura, porque fomos criados para não aceitar um erro nem nosso e nem do outro, porque nos convenceram que ser bem-sucedido é vencer sempre, é estar sempre bem, vivendo a melhor das vidas e que quando fracassamos é melhor esconder e maquiar para não sentir vergonha depois.

Em alguns lugares do mundo, como no Vale do Silício na Califórnia, as pessoas apreciam aqueles que falharam e quem falha possui um currículo muito melhor e sente orgulho da sua história, sente que foi uma glória, passa a contar para os outros no que fracassou, afinal ele arriscou e tentou.

Já pensou alguém te dizendo, Parabéns, você fracassou! Parece ironia, mas se alguém te falar isso pode ter certeza, esse alguém sabe do que está falando, sabe que agora você subiu de nível e aprendeu muito mais do que esperava.

Walt Disney, Bill Gates, Thomas Edison, Michael Jordan, Henry Ford e Sam Walton também falharam, falharam algumas vezes, mas nunca desistiram e essa decisão de não desistir fez deles grandes vencedores. Walt Disney diz: 

“Todas as adversidades que eu tive na minha vida, todos os problemas e obstáculos me fortaleceram.  Talvez, você não perceba enquanto esteja acontecendo, mas receber um chute no dente pode ser a melhor coisa do mundo para você”.

Só de pensar nesse chute no dente já dói, né?  Mas essa foi a intenção dele ao escrever essa citação, foi falar sobre a dor do fracasso.  Porque diante de tudo o que já foi dito aqui já deu para perceber que os erros são importantes, mas isso não quer dizer que você não vai sentir dor.  A dor pode ser inevitável, mas a superação dura para sempre.

Tem uma frase de Oprah Winfrey que gosto muito: 

“A jornada de ninguém é perfeita ou suave.  Todos nós tropeçamos.  Todos nós temos contratempos. É a maneira da vida te dizer que é hora de mudar de rumo”.

O que me chama bastante atenção é quando ela diz TODOS, isso mesmo TODOS passam por dificuldades, mas TODOS também possuem a capacidade de dar a volta por cima e mudar de rumo.

Lembre-se que o medo pode ser um produto de duas fontes diferentes, realidade ou imaginação, e o mais provável é que o medo do fracasso esteja só na sua imaginação, então, a melhor coisa para se fazer é se arriscar um pouco e tentar alguma coisa. No final das contas, se deu errado, pelo menos você tentou e tem a capacidade de começar de novo, esta vez de uma maneira mais inteligente.

Bom, fico por aqui com a seguinte frase: “Medo de falhar nunca pode ser a desculpa para não fazer algo”.   Você já falhou hoje?

Leave a Comment

WhatsApp Fale conosco!